
Escola de Música de Perosinho lança hoje o projeto “+ Inclusão: Música Sem Barreiras”
A Escola de Música de Perosinho (EMP) lança esta quarta-feira, 1 de outubro, o projeto “+ Inclusão: Música Sem Barreiras”, uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+, que terá a duração de 18 meses e se prolongará até 31 de março de 2027.
O projeto, que arranca no Dia Mundial da Música, "nasce com o objetivo de tornar o ensino artístico e especializado de música mais acessível a todas as crianças e jovens, eliminando barreiras que dificultam a participação de diferentes públicos em atividades musicais e artísticas", como indica a EMP.
Durante o período de execução, o projeto “+ Inclusão: Música Sem Barreiras” irá organizar atividades de formação, dirigidas aos professores na área da Neuropsicologia da Música, com a professora Sílvia Nunez Díaz, e promover parcerias internacionais que reforcem a troca de boas práticas na área da música inclusiva com o Conservatório Oficial de Música de Mérida Esteban Sanchez (Espanha), o Conservatorio “N. Piccinni” di Bari e a L’orchestra sociale giovanile MusicaInGioco (Itália). Além disso irá criar ferramentas pedagógicas adaptadas para utilização nas classes individuais e coletivas da EMP.
“Juntos por uma música que todos podem ouvir, sentir e fazer! Vamos transformar as nossas salas de aula num espaço acessível, criativo e acolhedor para que a aprendizagem musical seja possível para todos/as”, destaca a equipa de coordenação do projeto.